
Todas as empresas possuem atributos próprios que lhes permitem se destacar na área em que atuam. No entanto, existem certas deficiências que, se não detectadas a tempo, podem prejudicar o desempenho de qualquer entidade. Por este motivo, é importante saber a importância da análise SWOT, bem como Quais são as diferenças entre a ‘fraqueza’ e a ‘força’ de uma empresa?
Conteúdo
O que é uma ‘fortaleza’ nos negócios?
Quando falamos do termo ‘força’ em uma empresa, refere-se aos atributos de uma organização, ou seja, características particulares que permitem o alcance dos objetivos que se levantam.
Por esse motivo, esses atributos ou pontos fortes são elementos internos de qualquer empresa e só pode ser controlado por ela. Além disso, um ponto forte é considerado um elemento positivo para a empresa, o que lhe confere uma clara vantagem em termos de competitividade.
O que é uma ‘fraqueza’ no ambiente de negócios?
Uma ‘fraqueza’ é um elemento-chave para conhecer as deficiências que influenciam negativamente a realização dos objetivos que são levantados. Geralmente, os pontos fracos são encontrados ao conduzir uma análise interna, então eles são fatores decisivos que podem afetar o desempenho de uma empresa se persistirem latentemente.
Portanto, é necessário realizar um planejamento estratégico para detectar deficiências ou ‘fragilidades’ que podem se tornar pontos fortes quando há um conhecimento claro do que está sendo feito de forma incorreta, a fim de transformá-lo em uma oportunidade de melhoria.
As diferenças entre a ‘fraqueza’ e a ‘força’ de uma empresa
A ‘fraqueza’ e a ‘força’ de uma empresa são dois elementos de autovaloração de grande importância porque permitem determinar os aspectos positivos e negativos de um mercado altamente competitivo. Por este motivo, é importante saber como os dois fatores diferem e quais atividades podem ser realizadas para obter o controle total do desempenho de qualquer organização com ou sem fins lucrativos.
A variabilidade de fraqueza e força
Uma fortaleza pode mudar dependendo do tipo de negócio e do produto ou serviço que oferece. No entanto, a fragilidade depende de fatores generalizados referentes ao desempenho inadequado das atividades próprias de alguma empresa, como planejamento estratégico zero ou incorreto, aplicação de marketing deficiente ou baixa Treinamento de equipe.
Por sua vez, a força vai depender do produto ou serviço que é oferecido aos clientes, a capacidade de fabricação, custos e preços em comparação com outras empresas do mesmo tipo, a utilização de novas tecnologias e a presença de funcionários treinados para responder a diversas situações.
O efeito de fraqueza e força
Fraqueza produz um efeito negativo na empresa quando é atendida a tempo ou passa despercebida. Este fator impede o correto desenvolvimento dos objetivos e, por isso, causa problemas que colocam em risco a eficiência, a projeção e a sustentabilidade de qualquer empresa.
Já a solidez agrega valor à empresa, pois lhe confere uma vantagem que outras empresas podem não ter. Gera um ponto positivo ou forte isso torna mais fácil para você atingir seus objetivos. Portanto, os pontos fortes impulsionam o desempenho da empresa e permitem que ela se destaque da concorrência, assim como faz ao desenvolver um plano de marketing adequado.
A maneira de identificar fraqueza e força
Uma fraqueza não pode ser facilmente identificada, pois esse processo requer uma autoavaliação imparcial. Isso vai depender de um conjunto de atividades previamente planejadas de forma a conhecer os reais obstáculos, conflitos ou situações de risco que ocorrem em um determinado momento. Portanto, uma análise completa pode ajudar a determinar quais são os fatores de impacto negativo para uma empresa.
Por outro lado, os pontos fortes são geralmente fatores que são facilmente identificados porque destacar-se à primeira vista. Embora os pontos fortes também exijam um processo de análise para identificá-los, a avaliação geralmente é menos complexa porque destaca os pontos favoráveis e mais interessantes de uma empresa.
Deixe uma resposta