
Com o guia a seguir, responderemos à pergunta Qual é a diferença entre ‘empresas sindicalizadas’ e ‘empresas não sindicalizadas’? Desta forma, você conhecerá as principais diferenças e aspectos a ter em conta entre esses tipos de empresa.
Conteúdo
Empresas sindicalizadas e não sindicalizadas
Empresas sindicalizadas geralmente são chamadas de todas aquelas que firmam contratos para pessoas pertencentes a sindicatos. Em todo caso, antes de se aprofundar neste assunto, é aconselhável saber do que se tratam os sindicatos, que para muitos estão na base da estrutura organizacional de uma empresa.
O que é um sindicato?
Em termos gerais, um sindicato se refere a uma associação ou organização formada por trabalhadores. O objetivo geral dos sindicatos é conseguir mudanças ou melhorias nas condições de trabalho, onde o trabalhador esteja bem posicionado.
A proposta sindical nascido em meados do século 19, sendo mais específico no ano de 1824, na Inglaterra, primeiro país em que a união foi legalizada. Antes desse período, não existiam sindicatos, de fato, existiam proibições em relação às sociedades de trabalhadores.
Com o passar do tempo, mais especificamente em meados do século 20, o movimento sindical foi crescendo, até atingir o que conhecemos hoje. Em relação às suas funções, os sindicatos são responsáveis por garantir condições de trabalhoPortanto, eles são especialmente importantes no estabelecimento e negociação de salários, horas de trabalho, férias e muitos outros aspectos considerados importantes para o desempenho do trabalho.
Empresas sindicalizadas
Diante do exposto, podemos concluir que uma empresa sindicalizada nada mais é do que aquela que contrata pessoas pertencentes a sindicatos. Ou seja, os sindicatos ficarão encarregados de fazer os contratos e administrar as condições de trabalho. Muitas vezes, os empregadores concluem que o sindicato contribui para a importância do planejamento estratégico para o sucesso dos negócios, pois tudo nasce sempre na negociação com os trabalhadores.
Em geral, os sindicatos são estabelecidos grande número de regulamentos que se enquadrem nos termos do contrato. Alguns tópicos que muitas vezes estão na mesa são salários dignos, treinamento e condições de trabalho favoráveis para os funcionários. Assim, uma empresa sindicalizada muitas vezes oferece condições de trabalho mais atraentes para os trabalhadores.
Empresas não sindicalizadas
Quando falamos de empresas não sindicalizadas, estamos nos referindo a todas aquelas que não contratam funcionários sindicalizados. Ou seja, aquelas empresas que contratam seus próprios trabalhadores.
Em termos gerais, pode-se notar que os trabalhadores são então merecedores dos regulamentos e estatutos estabelecidos pela empresa. Com efeito, o trabalhador de uma empresa não sindicalizada está sujeito às regras e princípios previamente indicados pela empresa.
Certamente hoje muitas empresas oferecem condições de trabalho muito atraentes, portanto, pertencer ou não a um sindicato dependerá do empregado. De qualquer forma, o melhor para cada trabalhador é ser informado adequadamente sobre as condições de trabalho oferecidas por uma empresa, principalmente se não for sindicalizada.
Qual é a diferença entre ‘empresas sindicalizadas’ e ‘empresas não sindicalizadas’?
Como já apontamos, empresa sindicalizada é aquela que contrata trabalhadores sindicalizados. Por outro lado, empresas não sindicais contratam seus funcionários diretamente. Portanto, conclui-se que representam diferentes tipos de ambientes de trabalho nas empresas.
A principal diferença entre uma empresa sindicalizada e uma não sindicalizada é que a empresa sindicalizada definir os parâmetros junto com o sindicato. Caso contrário, uma empresa não sindicalizada define diretamente os parâmetros para os trabalhadores.
Certamente hoje o benefício da melhoria contínua da qualidade nas empresas é muito mais bem compreendido, levando em conta os direitos dos trabalhadores. Em outras palavras, de qualquer empresa idônea, pode-se esperar um tratamento decente para os trabalhadores. De qualquer forma, alguns trabalhadores se sentem melhor apoiados pelos sindicatos.
Deixe uma resposta