
Se pretende que o seu negócio cumpra os objetivos que foram estabelecidos e atinja a visão determinada, um passo fundamental para o atingir é planejamento. Hoje vamos falar sobre planejamento global, qual é a definição deste termo e quais são as características do planejamento global nos negócios? Conheça-os e implemente-os no seu negócio, para que possa concretizar uma estratégia corporativa de sucesso.
Conteúdo
Definição de planejamento global nos negócios
Em termos gerais, o planejamento implica pensar, estabelecer e organizar as atividades necessárias para atingir uma meta ou objetivo. No caso dos negócios, o planejamento global se refere a todo o processo que inclui a elaboração de um programa que estabelece as operações gerais da empresa. Este programa determina as atividades a serem realizadas a fim de equilibrar os níveis de produção e demanda.
O planejamento abrangente também é conhecido como Planejamento agregado, planejamento agregado de produção ou programação agregada. Geralmente, abrange uma estratégia operacional de curto a médio prazo, ou seja, a organização das atividades por um período de 3 a 18 meses. Seu principal objetivo é minimizar os custos de produção e atender a demanda de forma satisfatória no período programado.
Um plano global engloba, como seu elemento principal, tudo o que diz respeito ao unidades de produção. Ou seja, as metas de produção para a fabricação de um produto, as horas trabalhadas, as unidades alcançadas durante um período e qualquer outro elemento que permita determinar as etapas necessárias para terminar um projeto com eficiência.
Características do planejamento global nos negócios
Dependendo do tipo de negócio ou empresa, o planejamento global pode ter diferentes elementos e métodos de controle e avaliação. Porém, para que o programa atinja seu objetivo, ele deve ter as seguintes 4 características:
- Um método de análise, controle e avaliação do processo de produção e vendas, usando uma unidade lógica geral. Nesse ponto, é importante considerar as estratégias financeiras do negócio.
- Deve incluir um método de previsão de demanda. Desta forma, os prazos a serem planejados e o alcance dos objetivos podem ser estabelecidos com maior precisão, levando em consideração as variações do mercado e outros fatores.
- Uma maneira de determinar custos de produção. Este elemento permitirá conhecer as necessidades de produção aplicadas às máquinas ou a jornada de trabalho por funcionário de acordo com a demanda.
- Um modelo que permite vincular demanda e custos, isso ajudará a projetar um programa ou um calendário com atividades isso deve ser feito no tempo planejado.
Passos para realizar o planejamento estratégico do seu negócio
Para desenvolver um plano geral ou plano agregado, todos os fatores que compõem a operação do negócio. E dependendo do tipo de negócio, alguns elementos podem ser mais ou menos diferentes, mas em geral os passos são os seguintes:
- Estabeleça o previsão vendas para cada produto ou serviço, indicando quantidades ou unidades por semana ou mês.
- Adicione o total global de reclamações, usando uma unidade geral para todos os produtos, se possível.
- Transformar a demanda global nos requisitos necessários para atendê-la, sejam esses trabalhadores, horas de trabalho, materiais, estoques, máquinas, entre outros.
- Selecione um estratégia de produção que esteja mais bem adaptada e permita atender a demanda, esta estratégia deve atender aos objetivos da empresa de forma eficiente. Ou seja, utilizando recursos de forma eficaz e estabelecendo custos e orçamentos com clareza. Desta forma, o plano irá maximizar os lucros e melhorar o atendimento ao cliente.
Sem dúvida, faça um planejamento global para sua empresa pode ajudá-lo a manter uma estratégia eficaz para continuar a oferecer seus serviços ou produtos de forma competitiva. Da mesma forma, evita atrasos e situações de risco ou prejuízo na empresa, ao antecipar, através da demanda do mercado, a produção total.
Da mesma forma, é importante vincular o planejamento estratégico, tático e operacional na programação global para levar em consideração todos os aspectos que podem contribuir para o bom funcionamento do negócio. Para isso, existem vários métodos que podem ajudá-lo no processo de elaboração do plano, de forma que abranja as melhores propostas.
Deixe uma resposta