
Na gestão de uma empresa, é necessário saber se o negócio está cumprindo os objetivos traçados. Para isso, usamos certas variáveis. Aqui vamos ilustrar alguns deles, para que você saiba o percentual do lucro líquido na análise de proporção deve ter a empresa. Antes, iremos explicar as informações necessárias dos diferentes termos financeiros.
Conteúdo
Análise de proporção
Referimo-nos a um estudo quantitativo detalhado dos dados que a empresa lança em suas demonstrações financeiras. A referida análise é baseada no balanço patrimonial, demonstrações dos fluxos de caixa, teoria do custo e produção e demonstração do resultado. Desta maneira pode verificar o estado atual da empresa, se estiver piorando ou melhorando.
Graças a esses estudos de proporção nós podemos saber ou saber de forma personalizada, o desempenho da empresa, em percentual do lucro líquido. Antes de entrar no assunto e calcular o percentual, devemos ter clareza sobre o que cobre o lucro líquido.
O que é um utilitário
É a diferença entre todos os custos variáveis e fixos envolvidos no marketing e o preço de venda de um produto. Portanto, refletirá o retorno a favor do investimento inicial da empresa. Existe lucro bruto e lucro líquido. Lucro bruto É o preço de um produto ou serviço, subtraindo o custo de fabricação. Enquanto que lucro líquido É o lucro obtido pela empresa após impostos e despesas.
É importante considerar o cálculo do lucro líquido, porque facilita a visualização dos lucros obtidos com a empresa. Não importa se você teve muitas receitas ou muitas vendas, esses dados não indicam que a empresa tenha sucesso. Porque se os custos são altos e ela não tem como devolver uma rentabilidade razoável, a empresa não tem propósito.
Cálculo do lucro líquido
- Abrange a obtenção das vendas líquidas do produto, sem contar os retornos.
- Desconto nos custos de vendas como o custo das matérias-primas.
- Temos o lucro bruto subtraindo vendas líquidas de custos.
- Vamos começar descontando as despesas relacionadas que estavam envolvidas no processo de venda e distribuição (salários, custos de transporte de produtos, pontos de venda). A partir disso, obtemos a utilidade operacional.
- Nós adicionamos a renda, lucro operacional e despesas não operacionais.
- Por fim, subtraímos a reserva legal e os impostos.
Cálculo por exemplo
Agora vamos ver todos esses conceitos na prática com um exemplo. Empresa que fabrica calçados de couro. Ele conseguiu vender 4.000 pares de sapatos por ano. Com um preço de venda de 50 euros cada par. Os 25.000 euros são o que custou para produzir os 4.000 pares de sapatos. 22.000 euros incluem despesas com o processo de venda (salários, rendas, etc.). Não esqueçamos de adicionar as despesas administrativas que cobre, faturação e papelaria de 8.000 euros.
A empresa recebe 3.000 euros por ano de aplicações financeiras, o que não deve ser confundido com aplicações económicas. E regista despesas financeiras no valor de 5.000 euros por ano. Geralmente, os impostos são de 30%, desde que não haja reserva legal.
Não nos esqueçamos de calcular o rendimento, multiplicando os 4.000 x 50 euros = 200.000. Para calcular o lucro bruto das vendas, subtraímos a receita do custo das vendas. Ou seja, 200.000 – 25.000. O lucro bruto é de 175.000. Descontamos despesas com vendas e administrativas. Seria assim: 175.000 – 22.000 – 8.000 = 145.000, que é o lucro operacional. Adicionamos despesas financeiras e descontamos as despesas financeiras. Teremos um ‘lucro antes de impostos’ de 143.000 euros.
Por último, de 143.000 subtraímos a despesa fiscal de 30%, o que equivale a 42.9000 euros. Nosso lucro líquido é de 100.100 euros. Para encontrar a porcentagem do lucro líquido, dividimos 100.100 / 200.000 (a receita total), O resultado é multiplicado por 100. O percentual de lucro é de 50,05%.
Embora a explicação pareça longa, ela pode ser resumida de forma organizada com uma fórmula simples feita no Excel. Ter clareza sobre os conceitos de cálculo da porcentagem do lucro líquido e colocá-los em prática nos ajudará a ver o comportamento e desempenho da empresa. Vamos tomar decisões sábias nos próximos anos. Compartilhe conosco seus comentários sobre o assunto.
Deixe uma resposta