
Se dirige uma empresa ou está a pensar abrir o seu próprio negócio, é vital que organize os processos que nela decorrem. Você não deve apenas gerenciar suas receitas, despesas ou marketing, mas também ter um controle de estoque que lhe dê um conhecimento completo da mercadoria que você possui.
Ter esta unidade é vital para a estabilidade e lucratividade de qualquer empresaQuer saber por que e como manter um bom controle de estoque?
Conteúdo
O que faz um controle de estoque?
Cada empresa deve saber a quantidade de mercadorias ou produtos de que dispõe para o desempenho da sua atividade. Mas não se trata apenas de contagem, também de controle de estoque reflete a data de compra de cada produto, o tempo de permanência em estoque, entre outros.
Ter esses dados permite formular melhores estratégias de vendas, priorizar mercadorias mais antigas, entre outras táticas. Os estoques devem ser supervisionados constantemente, por meio de um controle que permitirá que você tenha um visão geral de como sua empresa está se saindo.
Como fazer um controle de estoque eficiente?
A verdade é que existem diferentes métodos de manutenção de inventário, como PEPS ou UEPS, entre outros. A escolha entre um e outro dependerá claramente da atividade a que a sua empresa se dedica e dos seus objetivos.
Você também precisa pensar no tamanho da sua empresa, se ela for muito grande Você deve atribuir essa função a um funcionário e até mesmo a um departamento especializado.
Se sua empresa ainda está começando e você tem um estoque menor e mais gerenciável, pode atribuir essa função a quem está encarregado de fazer os diversos relatórios. Você pode até mesmo fazer isso seguindo estas dicas simples:
Defina como você vai organizar o espaço físico para a colocação da mercadoria. Registre a entrada e saída dos produtos através de um formulário de registro, isso permitirá que você economize tempo de trabalho. Embora os livros físicos ofereçam vantagens, é melhor manter seu inventário em uma planilha.
Que vantagens este controle oferece a você?
Em primeiro lugar, a vantagem essencial é saber a quantidade de mercadoria que você tem. Isto por sua vez permitirá uma gestão eficiente da produção, que se baseia na avaliação do que pode gerar mais “stock”.
Você poderá coordenar as diferentes áreas da empresa; compras, vendas, produção, área financeira e operacional, permitindo um melhor controle sobre aquela mercadoria parada.
Você também pode ter um gerenciamento de compras eficiente, Fazendo uma análise de mercado você poderá determinar a mercadoria que deve estocar. Finalmente, você pode reduzir as perdas da empresa evitando mercadorias obsoletas, deterioradas ou perdidas.
Existem desvantagens?
Qualquer método de controle de estoque que você aplique em sua empresa pode ter algumas desvantagens se não for executado corretamente.
Se o seu controle indica apenas a quantidade de produção, mas não a qualidade dela, você pode ter perdas por não perceber esse detalhe. Isso pode acontecer principalmente em restaurantes.
Manter um estoque totalmente automatizado pode gerar um distanciamento sobre o seu produto, que você não vê ou sente por si mesmo, mas apenas na tela.
Recomendações finais sobre controle de estoque
Existem diferentes métodos de controle de estoque e é imprescindível que seja feita uma avaliação que permita reconhecer qual é o mais adequado para sua empresa.
Lembrar você deve sempre realizar uma contagem física pelo menos uma vez por ano, não importa o método que você usa. Deve-se supervisionar constantemente o local de armazenamento, a fim de garantir os produtos, evitando deteriorações que podem ocorrer devido à umidade ou qualquer fator externo.
Deixe uma resposta