
A economia e o arrendamento podem ser um assunto complicado para muitos, pois lidar com inquilinos e proprietários não é fácil, no entanto, com guias como este vai tornar sua vida mais fácil, já que hoje você vai aprender quais são as regras para saber alugar um quarto para inquilinos?
E é isso, não custa procurar um guia de conselhos antes de alugar a sua casa para alguém, porque embora nem todo mundo seja ruim, às vezes tem inquilinos que podem ser um pesadelo, então se você deseja alugar, você encontrou o guia correto.
Deve-se notar que aqui vamos apenas falar sobre os regulamentos que você deve levar em consideração para alugar um inquilino, mas os preços não serão inseridos, então se você quiser descobrir que você pode pesquisar Como fazer uma planilha do Excel para calcular aluguéis?
Conteúdo
Quais são as regras que devem ser conhecidas para alugar um quarto a inquilinos?
Agora, indo direto ao ponto que lhe interessa, para que você saiba o mais rápido possível quais são as regras que devem ser conhecidas para alugar um quarto a inquilinos, deve-se dizer que quando um quarto é especificamente alugado, o contrato não estará sujeito ao Lei de arrendamento urbano.
Por outro lado, o contrato que for celebrado será feito de acordo com o código civil dos artigos 1154 em diante (dependendo do que for acordado), e por sua vez, com o acordo oral (ou escrito) feito pelas duas partes envolvidas.
Cabe ressaltar que Embora um contrato verbal só possa ser feito, não é aconselhável para nenhuma das duas partes envolvidas, porque dependendo de como o relacionamento vai, podem surgir problemas no futuro. Sempre tenha um contrato escrito e bem estipulado (se puder ser revisado por um advogado).
Ao não aplicar a LAU nas locações, a duração do contrato será acordada entre as partes (o inquilino não estará sujeito à lei da habitação por pelo menos 5 anos). Nesse sentido, entender-se-á que a duração do contrato é anual se a renda for paga anualmente, mensalmente se for paga por mês e diária se for paga por dia. Da mesma forma, o valor a ser pago também será acordado por ambas as partes (sempre dentro da lei).
Tenho que depositar o depósito e o aluguel?
Para continuar com as regras que devem ser conhecidas para alugar um quarto a inquilinos, você deve falar sobre a fiança ou depósito. Novamente aqui vem o pacto e como o código civil é aplicado.
Não é necessário o depósito para entrar no quarto ou para começar a pagá-lo, mas o dono do apartamento pode pedi-lo, seja para guardá-lo caso algum dia tenha que pagar uma indemnização, ou simplesmente para ter um Pagamento no caso de o pagamento exigido não ser cumprido a qualquer momento.
O procedimento de despejo pode ser aplicado?
A culminar neste breve guia de regras a saber ao alugar um quarto a inquilinos, devemos falar sobre o procedimento de despejo. A este respeito, pode sempre ser aplicado o artigo 250.1.1 da lei de processo civil.
Isto Só poderá ser feito se o inquilino não cumprir os pagamentos acordados na data estipulada. Não importa se o contrato é verbal ou não, o despejo sempre pode ser realizado, já que aqui entram em jogo outras leis de proteção à posse.
E voila, com isso você sabe do que precisa. Portanto, agora você pode procurar questões mais difíceis de economia e aluguel para se tornar um especialista, como: Qual é a relação entre a taxa de juros e a inflação? Ou também, Como administrar minha economia financeira pessoal ?, para que você tenha mais controle sobre todos os aspectos de suas finanças.
Deixe uma resposta