
Dentro do marketing, existem diferentes elementos responsáveis por garantir o sucesso de uma venda, visto que este nada mais é do que um ciclo que deve ser cumprido à risca, que se inicia na fabricação e termina na compra do consumidor.
Ao longo das nossas vidas temos testemunhado o funcionamento de um canal de distribuição, fator essencial para o bom funcionamento de uma organização que disponibiliza a venda de um determinado conjunto de produtos.
É por isso que até as empresas de serviços trabalham com base nesse marketing, para garanta o sucesso de sua gestão e obter resultados benéficos para aqueles que trabalham em cada uma de suas funções.
Conteúdo
Canais de distribuição e sua relação com o marketing
A estratégia de vendas pode ser vista como uma ciência, ou melhor, como um ramo de estudo, pois é um aspecto responsável por analisar, avaliar e colocar em prática diferentes táticas que podem garantir o sucesso de uma venda.
Para tanto, é constituído por uma sequência de etapas, que podem ser determinadas como ciclos, entre as quais se destacam canais de distribuição.
Nada mais são do que as medidas que são adotadas pela empresa para garantir a aquisição de um determinado conjunto de produtos e, assim, facilitar o acesso de todos os compradores.
Dentro deste elemento, o marketing é apenas responsável por recomendar e utilizar os canais mais eficazes em relação às aspirações de cada organização, minimizando perdas e melhorando a qualidade do serviço prestado.
Saiba um pouco mais sobre canais de distribuição
Foi mencionado anteriormente que esses canais nada mais são do que uma medida para facilitar o acesso aos produtos. Não pode ser determinado como um ciclo, uma vez que seu objetivo não é cumprido de maneira específica.
No entanto, a cobertura desta ferramenta de marketing requer a integração de vários aspetos para garantir o cumprimento dos objetivos, o que irá posteriormente melhorar o serviço prestado pela empresa. Desta forma, eles são compostos por:
Fracionamento
O nome pode parecer estranho para você, mas na realidade este é um dos princípios sob os quais funcionam os canais de distribuição, já que trata do valor adquirido por cada entidade.
Ou seja, as compras são divididas em três grupos: atacadistas, varejistas e o consumidor, caracterizadas pela quantidade de produto que cada um compra.
Dessa forma, a divisão garante que o último elo da venda, que é o consumidor, encontre o produto que deseja na quantidade necessária.
Financiamento
Dentro do marketing, o financiamento é aquele que é responsável por determinar se um serviço está acessível para um determinado conjunto de pessoas.
Os canais de distribuição são os principais agentes que viabilizam esse aspecto, pois, sendo compradores no atacado, adquirem o produto por um preço menor e facilitam o financiamento ao consumidor.
Escopo e transporte
Esses dois aspectos são os princípios sob os quais trabalha cada intermediário dos canais de distribuição, uma vez que o transporte nada mais é do que o meios usados para garantir a entrega do produto em uma empresa específica, e assim o consumidor pode acessá-la rapidamente.
Em termos de abrangência, este é mais um elemento com o qual trabalham os intermediários, pois através do transporte conseguem percorrer longas distâncias até garantir a presença do produto onde cada consumidor precisa.
A promoção
Por ser um elemento amplamente utilizado, mesmo dentro do marketing digital, a promoção nada mais é do que um plano de vendas estabelecido pela empresa ou vendedor para atingir duas coisas:
O primeiro é garantir a distribuição e o reconhecimento da marca que se pretende promover, seja o produto ou a empresa, e, por outro lado, tornar este serviço significativamente mais acessível aos consumidores que o pretendam adquirir.
Desta forma, o marketing nada mais é do que uma estratégia de vendas que depende diretamente dos canais de distribuição garantir o acesso aos produtos para cada um de seus clientes.
Deixe uma resposta