
No mundo das finanças, os livros de contabilidade são fontes confiáveis que apoiar cada uma das transações monetárias que uma empresa fez ao longo de um ciclo.
Com ciclo, nos referimos a um determinado período de tempo em que um conjunto de operações é realizado. Podem ser parcelados em anuais, trimestrais ou mensais, de acordo com a modalidade organizacional que a administração da empresa deseja realizar.
Uma vez que o ciclo termina, esta série de livros são avaliados pelos órgãos de gestão e administrativos da empresa, para verificar se as contas são gerenciadas corretamente e se não há erros de cálculo ou flutuações de dinheiro.
Embora possa parecer uma tarefa difícil, o profissional de contabilidade não precisa se preocupar, pois com bastante concentração e seguindo os passos demonstrados a seguir, você poderá cumprir esta tarefa.
Conteúdo
A primeira etapa dos livros é documentar as transações
À medida que o contador obtém informações relacionadas às transações realizadas pela empresa, Você deve registrá-los em um documento chamado “Livro Diário”.
Este pequeno livro é responsável por carregar um ordem cronológica de cada uma das operações financeiras que a organização tem realizado dia após dia, para que seja mantido um backup contábil de todos os investimentos e despesas que a gestão fez ao longo do ciclo.
Portanto, a documentação desses dados financeiros é feita com base em políticas contábeis conhecidas e estudadas pelo profissional, para que possam ser indicadas nas onde as despesas foram originadas ou onde o dinheiro foi obtido, por meio das seções de débito e crédito dos livros contábeis.
Transfira as informações para o razão geral
Depois de inserir todas as informações no diário, o profissional de contabilidade deve cuidar transferir essas transações diárias dentro da contabilidade geral.
Este é um dos livros de contabilidade cujo conteúdo cobre todas as operações financeiras realizadas pela empresa, ou seja, suporta informações sobre compra, despesa, aluguel, salário, empréstimos, entre outros.
Uma vez que isso tenha sido feito com sucesso, as informações fornecidas em cada livro permitirão ao contador pode emitir demonstrações financeiras.
Uma vez que os livros contábeis tenham sido concluídos, um balancete deve ser feito
Independentemente do estilo de ambiente de trabalho que cada organização tenha, cada uma das funções desta entidade, com destaque para o contador e o grupo administrativo, deve estar a cargo de execute um balancete para verificar os dados inseridos dentro desses livros contábeis.
Desta maneira, a precisão com que cada um desses registros foi feito é avaliada, apresentando as listas das demonstrações financeiras geradas após o encerramento de cada livro.
Por isso, na obtenção de todos os dados, faz-se um somatório das contas a crédito e a débito de cada livro para avaliar se existem relações entre cada um.
SE, por qualquer motivo, houver um desequilíbrio entre as contas de ambos os livros contábeis, irá indicar que houve um erro em todo o log de transações e uma avaliação completa do conteúdo será necessária até que a origem do problema seja encontrada.
O que você deve fazer depois que as contas desses livros forem encerradas?
Se o balanço não mostrou nenhum erro, você pode prosseguir para coletar cada uma das demonstrações financeiras feitas dentro do ciclo contábil e deve ser anexado ao livro-razão.
Este processo requer uma reorganização de dados, pois deve-se levar em consideração que cada um deve fazer parte da atividade que gerou a referida transação monetária.
É por isso que se o conteúdo da declaração deve ser anexado a um projeto de orçamento financeiro, um investimento feito ou um pagamento feito a um serviço específico, cada financiamento deve estar junto com a operação correspondente.
Desta forma, evitar-se-ão confusões futuras caso o conteúdo dos livros de contabilidade seja novamente avaliado ou consultado ao longo dos trabalhos da empresa.
Deixe uma resposta