
Certamente em várias ocasiões você ouviu que o ‘organizações com fins lucrativos‘ou’ organizações sem fins lucrativos ‘, embora as últimas sejam muito mais populares. Embora seja comum que muitas pessoas mencionem esses tipos de organizações, às vezes não fica claro como eles diferem.
Se você também não conhece as diferenças, não se preocupe, isso está prestes a mudar porque explicaremos Quais são as diferenças entre ‘organizações com fins lucrativos’ e ‘sem fins lucrativos’?
Conteúdo
O que são organizações ‘com e sem fins lucrativos’?
Para empreender a jornada de compreensão das diferenças de ambos os tipos de organização e delimitá-los corretamente, você deve primeiro saber o que cada um deles é. De forma resumida, as organizações com fins lucrativos podem ser definidas como entidades formadas para realizar uma grande variedade de negócio legal.
Estas são realizadas com o objetivo principal de gerar receitas para o proprietário ou proprietários da empresa, para que possam lucrar com a referida organização.
As organizações sem fins lucrativos são muito diferentes, pois na verdade são o contrário: geralmente são criadas para ajudar a comunidade ou para buscar o bem da sociedade. Na maioria dos casos, as organizações sem fins lucrativos têm como objetivo apoiar causas beneficentes, fins educacionais ou uma determinada religião.
Quais são as diferenças entre ‘organizações com fins lucrativos’ e ‘sem fins lucrativos’?
Imunidade de impostos
Em primeiro lugar, falando em organizações com fins lucrativos, elas não têm o direito de solicitar isenção por não pagar impostos federais ou estaduais e estes são legalmente obrigados pelo Estado a pagar impostos sobre a propriedade pelas propriedades que pertencem à organização com fins lucrativos, de modo que devem determinar um antes e depois dos impostos.
Por outro lado, as organizações sem fins lucrativos estão perfeitamente habilitadas para a isenção do pagamento de impostos, sejam eles federais ou estaduais, embora em alguns países, para que isso aconteça, a entidade oficial responsável pela cobrança de impostos deve determinar se a referida organização é 501 (C) (3) e pode ser dispensado do pagamento de qualquer tipo de imposto.
Distribuição de mercadorias
Em uma organização com fins lucrativos, os vários ativos dessa organização pertencem legalmente para o dono da empresa e se este e um determinado momento se dissolverem, os bens seriam distribuídos entre os proprietários da organização de acordo com o interesse que têm no imóvel.
Por outro lado, em uma organização sem fins lucrativos, os bens pertencem de acordo com a lei para a organização e se deixasse de existir a qualquer momento, os ativos remanescentes seriam doados a outra organização sem fins lucrativos que ainda esteja em vigor e ativa.
Recrutamento de funcionários
Como o dinheiro é tão importante em nossas vidas, é muito fácil para organizações com fins lucrativos conseguir funcionários, devido aos salários, bônus, benefícios e serviços sociais que oferecem aos trabalhadores, ofertas que são muito atraentes para qualquer pessoa.
Além disso, se a referida organização também for uma sociedade anônima, oferece a possibilidade de adquirir ações na empresa para as pessoas o que torna a organização muito atrativa para o grande público, mais simplesmente obtendo funcionários para si.
Por outro lado, as organizações sem fins lucrativos não têm um grande quantidade de capital, portanto, é praticamente impossível para eles oferecer grandes benefícios econômicos aos funcionários, o que dificulta o recrutamento e a seleção de pessoal.
Outro fator que torna difícil para eles conseguir trabalho humano Organizações sem fins lucrativos é que não possuem ações para oferecer a pessoas e funcionários ou qualquer outro tipo de remuneração monetária.
Implementação de lucro
Em organizações com fins lucrativos, os lucros gerados pela organização são distribuídos entre seus proprietários, gerando vários lucros, por outro lado, em uma organização sem fins lucrativos os lucros são invertido novamente a fim de realizar o objetivo ou missão da organização e, às vezes, certos lucros são usados para fins administrativos e para pagar pessoal.
Deixe uma resposta