
Hoje, na ciência econômica, é tratado modelos básicos de mecanismos de mercado, e para cada aspecto é dado um conceito diferente. Aqui neste artigo vamos falar sobre quais são as diferenças entre monopólio, oligopólio e concorrência perfeita? bem como o significado dos três.
Conteúdo
O que é um monopólio?
O monopólio é um esquema de mercado organizacional onde existe apenas uma instituição econômica adequada para um único provedor de um determinado serviço. Isso significa que existe apenas uma empresa que oferece determinado serviço, fazendo com que os consumidores dependam diretamente dela, aceitando as condições que ela impõe.
O que é oligopólio?
O oligopólio é o esquema de marcação onde não há tantos concorrentes significativos, cada um tem diferentes capacidades de influenciar o preço e a quantidade. Este setor comercial tem poder de mercado, mas em nível inferior ao do monopólio. Esses concorrentes são formados por várias empresas e não dependem de apenas uma como no caso do monopólio.
O que é competição perfeita?
A competição perfeita é um mercado que implica que os agentes organizacionais podem impactar o preço do bem ou serviço, ou seja, vendedores e compradores. Este setor possui um mercado com grande número de fabricantes de mercadorias bastante homogêneas, onde a curva de demanda é totalmente extensível.
Aqui, o preço de mercado ou de equilíbrio é gerado e também surge a lei da oferta e da demanda no mercado. Quando falamos de competição perfeita, nos referimos a um circunstância econômica ideal e improvável ou viável na realidade.
Este formato é uma ferramenta muito útil para pesquisas de mercado que podem aproximar a concorrência perfeita e atingir o objetivo definido.
Diferenças entre monopólio, oligopólio e concorrência perfeita
A seguir, mostraremos as principais diferenças entre monopólio, oligopólio e concorrência, esse esquema será simples e fácil para você.
Competição perfeita
- A homogeneidade do artigo.
- Comprador e vendedor eles não podem afetar o preço do lançamento do produto a ser vendido.
- Tráfego de recursos, o que significa que se o trabalhador se mudar, as matérias-primas estarão acessíveis a todos em condições justas.
- Clareza nas informações de mercado, permitindo que proprietários, consumidores e empresários tenham conhecimento dos dados econômicos e tecnológicos relevantes para a operação.
Monopólio
- Controle total do fornecimento de um artigo.
- Alternativa para produzir com uma cota muito baixa de volume suficiente para cobrir todo o mercado a um preço acessível para qualquer concorrente.
- Disponibilidade especial de patentes inerentes ao artigo.
- Exclusividade atribuída pelo governo para desenhar um artigo ou também para prestar um serviço. Isso exerce diretamente o monopólio de uma empresa estatal.
- Argumento de raciocínio econômico. Por exemplo, se for uma empresa privada, manterá a otimização custo-preço. Por outro lado, se for por parte de uma empresa pública, buscará atingir outros objetivos como políticos, sociais e econômicos.
Competição monopolística
- Artigos independentes que competem no mercado tornando-se substitutos semelhantes uns dos outros.
- Um grande número de distribuidores, sem leve em consideração quais ações seus rivais têm.
- Resposta da demanda às mudanças de preços e mesma estrutura de pagamento para todas as empresas fornecedoras.
Oligopólio
- Eles são tecnicamente ilegais.
- Eles têm um forte impacto sobre a tendência à traição quando convém a um ou outro participante.
- E é comum que no oligopólio uma empresa seja líder e outras o acompanhem.
Estas são as diferenças que esses grandes têm fatores para a economia e de uma empresa, acrescentamos até a competição monopolística como outro elemento. Esperamos que você ache este artigo muito útil, que explica quais termos financeiros e com o que você pode lidar corretamente, no site miracosehace.com você encontrará mais informações.
Deixe uma resposta