
O capital de giro é o bem essencial de que uma empresa precisa, para que possa continuar a operar regularmente. É por isso que a falta de capital de giro nas empresas é, sem dúvida, um dos problemas mais desastrosos que um investidor pode enfrentar. Tudo isso porque ter um capital de giro adequado pode poupar muitos problemas, pois gera um alto nível de segurança para sua empresa.
E embora o passivo circulante seja pago com dinheiro gerado pelo ativo circulante; o capital deve ser adequado, para que a empresa não passe por problemas de liquidez nas finanças. Portanto, aqui na miracomosehace analisaremos as desvantagens da falta de capital de giro nas empresas e as dificuldades em gerenciá-lo.
Conteúdo
Desvantagens geradas pela falta de capital de giro
Chamar a atenção dos investidores é um dos principais problemas. Se uma pequena empresa não tem capital de giro suficiente, pode ter dificuldades em incluir credores ou comerciantes. Uma vez que o capital de giro indica aos credores e ao investidor, que esta empresa tem capacidade para pagar os empréstimos; ou que possa obter lucro suficiente para devolver aos investidores seus investimentos econômicos ou financeiros.
Além disso, alguns credores podem exigir que algumas empresas use seus ativos ou capital como garantia do seu investimento. Portanto, se uma empresa não possui capital de giro, os credores podem ver isso como um risco para o seu investimento.
Operações diárias
A falta de capital em uma empresa pode colocar em perigo a capacidade de financiar suas operações diariamente; Ou seja, operações como salários, compra de equipamentos necessários, o que é feito com controle de estoque. Por outro lado, essa falta de capital pode dificultar a preparação de uma empresa para emergências.
Dificuldades em aumentar o comércio
O capital de giro permite que os proprietários de uma pequena empresa se desenvolvam progressivamente. E isso se uma empresa quiser atender a demanda de seus clientes; Você precisará adquirir ativos adicionais para criar produtos para oferecer serviços de qualidade em uma escala maior.
Ressalte-se que essa falta de capital impede a empresa de adquirir o necessário para se expandir. Além disso, se continuar com este problema de crescimento, você pode perder clientes e eles recorrerem a outras empresas.
Obstáculos na função de capital de giro nas empresas
Todas as empresas precisam de capital de giro para seu crescimento é evidente; mas pode ser que as dificuldades em sua gestão possam gerar mudanças importantes na natureza e no volume das operações. Da mesma forma, existem situações em que não é proporcionado o uso eficiente deste capital, entre as quais podemos ter:
- Não dando a devida importância ao item contas a receber, que incluem capital de giro; o que contribui para uma futura falência da empresa
- Gestão inadequada de capital de giro tudo isso pela falta de controle, ordem e direção da empresa; o que resulta em planejamento de vendas inadequado.
- Despachar a mercadoria levando-se em conta apenas o volume de vendas, sem atentar para o uso ideal de políticas de crédito. Portanto, está sendo criado um ciclo vicioso de conversão dos valores de uma conta para outra, que resulta em recebíveis.
Portanto, levar em consideração um bom capital de giro nas empresas é necessário para que estas possam operar de forma adequada. Desta forma, as desvantagens irão diminuir e assim a empresa pode atividades operacionais diretas com sucesso, fazendo pagamentos pontuais de dívidas ou obrigações.
Deixe uma resposta