
No mundo financeiro, existem certas situações que são regidas por organismos padrão. Neste artigo, vamos considerar um deles, como passivo contingente, sua definição de acordo com o IFRS. Antes de entrar no assunto, mostraremos a você informações sobre este órgão e a importância de ser regido por ele.
IFRS
De acordo com sua sigla, Normas internacionais de relatórios financeiros, em inglês são conhecidos como IFRS. A informação financeira é o coração do mercado de capitais. Múltiplas transações de capital mundial são realizadas diariamente para investir em mercados organizacionais, são investimentos que transcendem fronteiras.
Ao investir,Como um investidor pode decidir onde colocar seu investimento no mundo? Nesse sentido, os investidores internacionais precisam de acesso a dados financeiros e informações em que possam confiar. Como resultado dessa necessidade, surgiram os padrões internacionais de relatórios financeiros. No qual os investidores podem se apoiar, contando com uma linguagem financeira padrão.
Graças a essa conquista, muitos países solicitam que as empresas usem os padrões IFRS ao relatar seu desempenho financeiro. Isso aumenta a confiabilidade para potenciais investidores em todo o mundo, porque contribui para 3 benefícios principais para a economia global:
Benefícios
- Oferece transparência. Disponibilizando informações incomparáveis de alta qualidade. Isso ajuda o investidor a tomar melhores decisões.
- Melhorar a responsabilidade. Porque reduz a diferença no fluxo de informações entre a estrutura organizacional de uma empresa e o que está fora dela. Esse mecanismo ajuda os investidores e outros a exigir que a administração divulgue e preste contas.
- Os padrões internacionais de relatórios financeiros contribuem para o desempenho das empresas e mercados para funcionar em um Eficiente. Porque por ter um padrão financeiro global e confiável, reduz o custo de capital e os custos gerados pela informação.
Como você pode ver, tudo isso ajuda a economia global. Porque promove a confiança, o crescimento dos objetivos da empresa e a estabilidade financeira a longo prazo. Se você deseja adquirir informações relacionadas a padrões internacionais, você pode consultá-las em seu site oficial. A página apresenta as normas emitidas pelo órgão, além do IFRS, também estão contemplados os IFRS para PMEs.
Passivos contingentes
Agora,O que compreende passivos contingentes? Bem, o padrão o define como um possível dever ou obrigação, que podem surgir como resultado de situações passadas, nas quais sua existência será confirmada caso se tornem realidade; ou pelo contrário, se não aconteceu. Deve-se observar que certas circunstâncias não estão totalmente sob o controle da empresa. E isso não é reconhecido na contabilidade porque:
- É improvável que, para cumprir, seja necessária a saída de recursos que geram benefícios econômicos.
- Ou que o custo da obrigação não pode ser mensurado de maneira confiável.
Algo interessante que não devemos esquecer é quando reconhecemos que há obrigação presente. Deve haver mais evidências, sem evidências o caso não pode ser fundamentado. E junto com eles, incorporar a opinião de terceiros e especialistas. Em seguida, envie um relatório.
O que queremos dizer com evento passado? É o fato que dá origem à obrigação. Como um problema em andamento. E se a empresa perder, tem que pagar ou incorrer em despesas. Um exemplo desse aspecto são as multas ambientais ou custos para reparar danos ambientais.
Como você pode ver, o padrão, considerando todos esses fatores, garante que as bases apropriadas sejam usadas para reconhecer e medir passivos contingentes. É bom e vantajoso que no mundo econômico possamos ter regulamentos para o benefício de todos.
Deixe uma resposta