
Se você usa o WhatsApp, provavelmente já viu alguma notificação sobre criptografia de ponta a ponta e se perguntou o que é isso e como funciona. É realmente tão seguro quanto dizem? Neste artigo, mostramos a você O que é criptografia ponta a ponta e como ela funciona no WhatsApp?
O que é criptografia
A criptografia, também conhecida como criptografia, é a prática de codificar e decodificar dados. Enquanto os dados estiverem criptografados, ninguém pode lê-los e eles só podem ser descriptografados com uma chave de criptografia. Para criptografar um documento, por exemplo, você transforma palavras em ruídos sem sentido usando uma chave inglesa. Outra pessoa com essa chave será capaz de transformar aquele ruído em palavras.
Para ter uma ideia de como funciona a criptografia, pense sobre operações unilaterais, como multiplicar números primos. Os números primos são números que só podem ser divididos por 1 e por si próprios, como 13 ou 23.
Se eu pedir para você multiplicar 13 x 23, a resposta é muito fácil, você só tem que digitar em uma calculadora para descobrir que é 299. Mas se eu apenas der o número 299 e pedir que você me diga quais dois números você tem que multiplicar para obtê-lo , não existe uma maneira rápida ou fácil de descobrir.
Encriptação usa operações deste tipo, que são muito fáceis de fazer em uma direção, mas quase impossíveis de inverter. Se a criptografia for boa o suficiente, pode ser matematicamente impossível para alguém descobrir.
Criptografia ponta a ponta
A criptografia tem muitos usos, como proteger arquivos zip ou proteger um roteador Wi-Fi; mas o principal uso da criptografia é proteja os dados enquanto eles estão em circulação.
Quando você envia uma mensagem do seu telefone, o texto dessa mensagem pode ser interceptado por qualquer pessoa enquanto estiver no ar, incluindo o governo, companhias telefônicas e até hackers inteligentes. Para evitar isso, as empresas de internet segura protegem suas comunicações com criptografia. Enquanto os dados estão em trânsito, ninguém pode lê-los, pois estão criptografados e protegidos por uma chave.
No entanto, embora ninguém possa ler a mensagem em trânsito, a empresa que a transmite pode. É o caso das redes sociais como Facebook ou Twitter, nas quais um hacker ou funcionário público pode ter acesso ao seu histórico de mensagens. A menos que você use algum aplicativo adicional, como o teclado.
O WhatsApp usa um sistema diferente, conhecido como criptografia ponta a ponta. Esse nome vem do fato de impedir que qualquer pessoa leia a mensagem de um lado a outro da conversa. Neste sistema, apenas usuários quem está conversando pode ler as mensagens. Ninguém, nem o governo, nem os hackers, nem mesmo o WhatsApp, podem ler as mensagens enviadas.
Neste sistema, o texto de qualquer mensagem ou áudio de qualquer chamada, ou qualquer coisa que você enviar, é criptografado em seu telefone e só pode ser descriptografado no telefone do destinatário.
Como funciona?
Agora você deve estar se perguntando como existe um sistema em que é impossível para alguém decifrar uma mensagem. Bem, continue lendo para descobrir como funciona a criptografia de ponta a ponta no WhatsApp.
Vimos acima que a criptografia funciona com uma chave. E o mesmo acontece no WhatsApp. Na criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, cada usuário tem duas chaves únicas. Essas chaves podem mudar, mas o importante é que existem duas.
Uma dessas chaves é pública. Esta chave é enviar para todos os seus contatos e qualquer pessoa pode usá-lo. A outra chave é privada e ninguém tem acesso a isso, nem mesmo o mesmo usuário; apenas o aplicativo pode ver. Quando um usuário lhe envia uma mensagem, ela é criptografada com sua chave pública. Quando você recebe a mensagem, o aplicativo usa sua chave privada para descriptografá-la e exibir a mensagem.
A criptografia é um campo muito amplo e complicado da matemática, e este artigo é um resumo para dar uma ideia de como isso funciona. criptografia ponta a ponta quem usa o WhatsApp.
Deixe uma resposta