
Neste guia, falaremos sobre como o aumento ou mudança nas taxas de juros afeta os investimentos. Ainda em relação a investimentos, recomendamos que você conheça a diferença entre aplicações econômicas e financeiras.
Conteúdo
Como o aumento ou variação nas taxas de juros afeta os investimentos
Os investidores não gostam de interesses, já que certamente muitas vezes afetar o bolso. Em qualquer caso, vamos analisar o que um aumento nas taxas de juros faz tanto para os pequenos ou novos operadores, quanto para os interessados no mercado de ações. Por sua vez, convidamos você a conhecer em que consiste a teoria dos fundos para empréstimos e a taxa de juros real.
Interesses para o novo comerciante
No caso de você começar um negócio pouco antes de um aumento da taxa de juros, certamente você pode ser afetado a longo prazo. Em países com economia relativamente estável, os aumentos nas taxas de juros não afetam imediatamente. De qualquer forma, com o passar do tempo essas medidas serão percebidas.
Por parte do comerciante, um aumento na taxa de juros (dependendo de sua natureza jurídica) implicará em pagar mais ao tesouro (ou à entidade relevante da nação). Claramente, isso acarreta uma despesa extra para investidores ou comerciantes, portanto, é necessária uma ação.
Normalmente, um aumento no preço do produto pode parecer uma solução, mas isso tem repercussões negativas no longo prazo. Um deles é que existe possibilidade de perder clientes, porque ninguém gosta do aumento do preço dos produtos que consome.
Por outro lado, se o aumento dos preços após um aumento das taxas de juros se tornar uma tendência geral, pode chegar ao ponto da inflação. Em qualquer caso, em nações estáveis, existem regulamentos e certos controles baseados em preços. Além dos juros, a inflação certamente poderia representar um grande problema social.
Interesses no mercado de ações
No caso do mercado de ações, a variação da taxa de juros não tem efeito imediato, pelo menos não para o usuário médio. De qualquer forma, os juros fazem qualquer tipo de empréstimo fica mais caro. Esse aumento no valor global chegará mais cedo ou mais tarde ao consumidor médio e o afetará mais ou menos diretamente.
No caso de ações, mudanças nas taxas de juros eles podem fazer com que os compradores não entreguem os valores esperados. Em outras palavras, supondo que você tenha ações de uma empresa específica e queira vendê-las, um aumento nas taxas de juros geralmente torna a oferta mais baixa.
Condições que afetam a economia em um nível geral
O aumento da taxa de juros costuma ter impacto econômico, mas há outras manifestações ainda mais prejudicial. Analisemos então aqueles aspectos que podem ser destrutivos para a economia de uma região ou país.
Inflação
Em suma, chamamos de inflação como aquele desequilíbrio causado pelo aumento de preço na maioria dos produtos. Isso se traduz em menor poder aquisitivo, ou seja, os salários são iguais, mas os produtos são mais caros.
A inflação é certamente um dos problemas econômicos mais sérios e tem levado nações muito bem posicionadas a crises econômicas muito consideráveis. Por esta razão, em um nível geral a inflação é um dos problemas econômicos que mais podem afetar um investimento. Em relação a isso, recomendamos que você aprenda qual é a relação entre taxa de juros e inflação.
Má gestão financeira
As má gestão econômica em um nível geral, Eles são a causa de crises tanto nas nações quanto nas instituições. Referimo-nos a todas essas medidas longe de critérios econômicos.
Muitas pessoas apontam para o estatismo como um dos causando os problemas econômico. Certamente, as causas são muitas, mas uma gestão inadequada de um governo ou de uma empresa afetará todos os seus subordinados, ou seja, a população ou os trabalhadores.
Por outro lado, se quiser saber mais sobre os juros, é recomendável saber a diferença entre juros vencidos e juros de rendimento.
Deixe uma resposta