
Você já se perguntou como habilitar, desabilitar e configurar o filtro SmartScreen no Windows 10, 8 e 7? Se a resposta for “Sim”, você está no artigo certo!
E se você não sabe o que ele é filtro SmartScreen de Windows… também! Este rich text revelará informações importantes sobre uma das funções poderosas que o Windows salva.
Conteúdo
O que é o SmartScreen?
Certamente saberá que a segurança do seu computador e todas as informações que nele armazena são fundamentais. É exatamente por esse motivo que o Internet Explorer implementou o filtro SmartScreen.
É uma função dedicada a detecção de páginas da web dedicadas, por sua vez, a phishing. Se você ainda não sabe do que se trata, não se preocupe! Resumindo, uma explicação simples.
Phishing é a prática por meio da qual é procurado personificar um usuário. Claro, o objetivo dessa prática fraudulenta é cometer atos ilícitos na web usando, principalmente, o seu nome. No entanto, existem muitas maneiras de se proteger contra phishing.
É hora de vê-lo em ação
O Internet Explorer e o Microsoft Edge não tiveram muitos amigos nos últimos anos. No entanto, são nesses navegadores que o filtro SmartScreen funciona.
De que maneira? Simples, toda vez que você acessar uma página ou baixar algum software malicioso, uma caixa aparecerá na sua tela. “O Windows SmartScreen impediu que um aplicativo desconhecido fosse iniciado.” É a mensagem exibida para proteger o sistema contra malware.
É recomendável desativá-lo?
Como você pode ver, ativar, desativar e configurar o filtro SmartScreen não é algo cem por cento recomendado. Este recurso, que faz parte do Windows 7, 8 e 10, nada mais faz do que protegê-lo de plataformas potencialmente perigosas.
No entanto, essa decisão é considerada por muitos como um mal necessário. A razão? Algumas das páginas que você pode visitar frequentemente para trabalhar ou estudar, SmartScreen detecta-os como perigosos. E apesar da insistência insistente ou recorrente do sistema, não há escolha a não ser entrar. É assim que muitos consideram, pelo menos temporariamente, ativar, desativar e configurar o filtro SmartScreen.
O que você deveria fazer
Desativar o filtro SmartScreen pode ser eficiente para corrigir o erro de falha do aplicativo 0xc0000005. É por isso que muitos usuários do Windows decida desativar temporariamente esta função.
O procedimento é muito fácil. No entanto, o Windows tende a manter esses tipos de ferramentas poderosas um pouco ocultos. Portanto, com certeza você ficará impressionado com a facilidade com que poderá entrar.
No Windows 10
Ative, desative e configure o filtro SmartScreen e Windows 10 é moleza. Não levará mais de um minuto, contanto que você siga as instruções ao pé da letra.
- Clique no menu iniciar.
- Digite “SmartScreen”.
- Em seguida, aparecerá a opção “Aplicativo e controle do navegador”. Clique nessa opção.
- Uma nova janela se abrirá. Agora, você deve clicar na opção “Configurações de proteção baseada em reputação”.
- Agora você pode ver como a opção “SmartScreen for Microsoft Edge” está ativada.
- Clique nesta opção para desativá-la.
- Pronto!
Você pode explorar o resto do menu. Dessa forma, você vai configurar o SmartScreen ao seu gosto, bloqueando aplicativos ou downloads que o Windows considera perigosos. Não feche a janela. Pois, se quiser ativar o SmartScreen novamente, basta clicar novamente em “SmartScreen for Miscrosoft Edge”.
No Windows 7 e 8
Se você ainda não conseguiu atualizar o Windows para a versão mais recente, pode ficar tranquilo. Os procedimentos para Windows 7 e 8, embora diferentes, não representam grandes dificuldades.
- Introduzir o painel de controle Janelas.
- Acesse a seção “Sistema e segurança”.
- À sua esquerda, você verá a opção “Alterar configurações do Windows SmartScreen”.
- Será aberta uma caixa na qual você selecionará “Não fazer nada (desativar o Windows SmartScreen”.
- Clique OK.”
SmartScreen, uma explosão!
Esta ferramenta é simplesmente extraordinária. Outros navegadores também têm funções integradas que restringir o acesso a plataformas potencialmente perigosas. No entanto, não há antivírus melhor do que as medidas de segurança do Windows. O que você está esperando para experimentar?
Deixe uma resposta